Escolha uma Página

Até a data deste post, o número de plugins WordPress está em 49.834, e contando! Destes, separei as categorias que acho essenciais para qualquer site e boas opções para você utilizar.

Plugins WordPress

Um dos fatores de sucesso do WordPress é a possibilidade de adicionar, remover ou modificar funcionalidades nativas do sistema com a utilização de plugins. Com alguns plugins, você consegue transformar seu site wordpress em uma loja virtual, site institucional, ou mesmo uma plataforma de cursos online! Dá uma olhada em alguns deles que separei para você.

 

Construtor de páginas

Embora o seu tema WordPress tenha todas as páginas prontas, você não vai querer ficar preso naquele layout quando quiser criar uma página de captura, por exemplo. Com um plugin de construção de páginas, você pode alterar o tema, sem precisar refazer as páginas especiais que você criar.

 

Formulários de contato

Apesar de todos os temas terem um formulário de contato, talvez você queira customizar a mensagem que chega no seu email, ou mesmo adicionar um campo diferenciado, específico para seu negócio. Para isso, utilize um plugin e você poderá inserir o mesmo formulário em qualquer área do site através de shortcodes e widgets.

 

Comentários

O WordPress já conta com um sistema funcional para gerenciamento de comentários, porém existem plugins que trazem novas funcionalidades como notificação de resposta, modo conversação, além de integração com redes sociais.

 

SEO

A principal estratégia de marketing digital hoje em dia é a de criação de conteúdo (Content Marketing), e para fazê-la com destreza é preciso aplicar táticas de otimização (SEO – Search Engine Optimization). Com plugins fica fácil aplicá-las de modo intuitivo, seguindo passo a passo as orientações. Dessa forma você garante que está fazendo a coisa certa!

 

Métricas do site

O próximo passo após publicar seu site é saber se ele funciona! Você deve ser capaz de entender o comportamento dos visitantes e ir fazendo melhorias constantes para o site apresentar melhores resultados. Existem ferramentas muito legais como mapa de calor, histórico cliques e acessos, até gravação em vídeo das visitas. Chega de chutes! Mensure o máximo que conseguir para tomar decisões com clareza.

 

Geração de leads

Por mais que o seu conteúdo seja bom, você deve dar uma forcinha para o visitante lembrar de você. Utilize ferramentas para criação de audiência, através de captura de email (opt-in) com componentes otimizados.

  • SumoMe (versão grátis ou premium)
  • Hotjar (versão grátis ou premium)
  • Bloom (premium)

 

Redes Sociais

Não torne o seu site uma ilha! Integre seus canais sociais ao site para potencializar o alcance e engajamento dos visitantes. Plugins fornecem ferramentas para o usuário seguir o seu perfil ou compartilhar seu conteúdo.

 

Performance

Você não quer ser castigado pelo Google por ter um site muito lento, utilize plugins WordPress para fazer o trabalho por você.

 

Segurança

Proteja-se de spams ou hackers. Afinal, ninguém quer ter dores de cabeça causados por perdas ou danos em suas informações.

 


Tem alguma sugestão para incluir nesta lista? Dúvida na instalação ou utilização de algum destes plugins WordPress? Manda um comentário através do formulário abaixo!


 

Tecnologia e Marketing Digital para pequenos negócios.
Share This